domingo, 10 de maio de 2015

Deve existir limites no humor?

O conhecido "humor negro" está presente nas redes sociais. Quem nunca visualizou uma postagem que se utilizava da deficiência, da etnia, religião, classe social ou sexualidade de alguém para fazer humor? Certo ou errado? Curtir e compartilhar imagens e vídeos com tais conteúdos o torna preconceituoso? Deve existir um limite na produção do humor?
Há quem defenda a liberdade de expressão e acredite que não deva existir limitações, e que estas limitações seriam consideradas censura. Em contrapartida, criticar um tipo de humor o qual não me agrada é censura? E onde está o meu direito de expressar minha indignação com ideias das quais não compartilho?
Particularmente acredito que o limite é sempre o bom senso. Há humoristas famosos que se redimiram publicamente por piadas indevidas, mas há também aqueles que se sentem acima de qualquer imposição social, que acreditam que podem falar e escrever o que bem entendem e ainda não recebem bem as críticas.
Estamos sim em um país livre. A liberdade de expressão é nosso maior presente. Mas há ainda os limites impostos pela lei. A estes limites todos estamos sujeitos. Qualquer pessoa que se sinta ofendida por uma piada, um post, um vídeo tem o pleno direito de procurar a justiça para defendê-la. 
O que me motivou a escrever este post foi a imagem ao lado. Da leitura do post não é necessário ser um gênio para concluir que o "humorista" que a criou está associando que um portador de Síndrome de Down é incapaz de realizar um bom trabalho. Este é um tipo de humor que ridiculariza um indivíduo, colocando à prova suas habilidades. Um tipo de humor baixo que tenta a qualquer custo captar o maior número possível de curtidas e compartilhamentos, mesmo que isto possa ofender alguém.
Continuei minha busca por imagens deste mesmo gênero: humor negro. Me deparei com uma série de posts excludentes e racistas os quais não citarei aqui para não ser confundido com mais um destes "humoristas", mas que de fato me fizeram refletir sobre os limites do humor.
E para você, deve existir limites no humor? Ou tudo é válido e pode ser compartilhado, mesmo que desagrade alguém?

Prof. Marcelino Peres

Nenhum comentário: