sexta-feira, 8 de maio de 2015

Comprar pela internet é seguro?


Por Marcelino Peres

Uma pesquisa realizada em 2012 pela F-Secure (uma empresa especializada em segurança na internet) revelou que 84% dos brasileiros tinham receio de efetuar compras pela internet. Apesar do receio, a pesquisa revelou um dado curioso: apenas 2% dos entrevistados declararam nunca terem feito uma compra pela internet com cartão de crédito.
O fato é que o e-comerce cresce cada vez mais e a expectativa é que no período entre 2012 e 2017 o mercado do comércio eletrônico tenha movimentado aproximadamente US$ 25bilhões apenas no Brasil.
Atualmente, existem meios de pagamento que garantem a entrega do produto ou a devolução integral do valor pago caso ela não seja efetuada, como por exemplo o Mercado Pago, o PayPal, o PagSeguro, dentre outros. Estas são empresas que intermedeiam as transações entre o comprador e o vendedor, cabendo ressaltar que estas empresas são idôneas e comprometidas com o serviço que prestam. Portanto, ao efetuar uma compra pela internet em que o pagamento é intermediado por uma delas, significa que as chances de você não receber seu produto são mínimas.
Há ainda empresas que efetuam suas próprias transações. No entanto, neste caso é necessário ficar um pouco mais atento e comprar apenas em lojas que já possuem credibilidade no mercado.
Uma dica para quem nunca comprou pela internet, mas deseja começar a usufruir desta comodidade, é fazer uma primeira compra de um produto de pequeno valor e pagá-lo através de boleto bancário. Desta forma, você poderá avaliar alguns quesitos importantes no mercado virtual, como o cumprimento do prazo de entrega e a comunicação e serviço de informação da loja em questão, afinal uma boa loja virtual deve lhe informar por e-mail sobre cada procedimento que está sendo tomado em relação à sua compra, desde a finalização até a entrega do seu produto. As empresas que utilizam os Correios como logística de entrega devem lhe informar o código de rastreio do produto assim que ele for postado. Através deste código você acompanha através do site dos Correios cada passo até que ele chegue em suas mãos. Já empresas com logística própria costumam lhe informar cada passo do seu produto através do e-mail ou SMS.
O fato é que comprar pela internet é muito mais cômodo e certamente é o futuro do mercado, afinal você não enfrenta filas, não paga estacionamento e recebe o seu produto em casa com poucos cliques. Mas você deve estar se perguntando: E se eu não gostar do produto? Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor garante que você poderá desistir da compra em até 7 dias após o recebimento do produto, tendo a totalidade dos valores pagos devolvidos ou a possibilidade de trocar o seu produto por outro e o custo pela devolução é de responsabilidade da empresa.
Se você nunca efetuou uma compra pela internet, faça uma experiência! Deixarei abaixo um link de uma loja virtual minha em parceria com o Magazine Luiza. Faça o teste com um produto de pequeno valor e analise os quesitos expostos acima.

A WM Store é uma parceria com o Magazine Luiza. Aqui você efetua sua compra com facilidade, comodidade e, acima de tudo, segurança. Experimente!


Sugestões de produtos de pequeno valor para experimentar o comércio virtual:

Manta Microfibra Casal Corttex - Home Design 1 Peça - Chumbo



Panquequeira Crepe Francesa Antiaderente 22cm - Alumínio Fortaleza Black Super


Link patrocinado:

Nenhum comentário: