domingo, 8 de março de 2015

Vamos Falar Sobre: Dia Internacional da Mulher




Quando alguém te disser: “Feliz Dia das Mulheres” ou “Feliz Dia Internacional da Mulher”, pergunte-se se você por algum acaso conhece o que isto significa. 
Este texto aparentemente irá contra os dizeres belos grafados ao lado de lindas imagens – muitas vezes de flores – dedicados às mulheres. Não que tenhamos algo contra a elas, mas sim, por termos muito a favor.  
Não se pode ignorar o motivo pelo qual este dia entrou para a História. Eu não digo isso apenas com o intuito de pesquisarmos o que ocorreu de fato, mas sim, de compreendermos o que levou ao fato: machismo. Este mal – machismo – crença de que o homem é “superior à mulher”, “cabeça da família” ou “aquele que deve estar na dianteira” leva a muitos a tomarem atitudes monstruosas contra o sexo feminino.  
Aquelas mulheres operárias da indústria têxtil que em 8 de março 1857 (ou 1908 como abordam alguns historiadores) foram queimadas por lutarem em prol de direitos. No entanto, mais de cem anos depois deste marco ainda sofrem as mulheres em busca de igualdade e dignidade.  
Esta luta chegará ao fim quando tivermos uma educação básica preocupada com a formação integral de seus alunos voltada para os valores, tais como, respeito, honestidade, justiça, tolerância, comprometimento, entre outros. 
Enquanto não ensinarmos que todos devem se respeitar não teremos avanços mais consistentes, e ainda precisaremos ter em mente telefones como 181 ou 11 5521-6068, respectivamente Disque Denúncia e Delegacia da Mulher (SP). Não creio que esta data seja de comemoração, mas sim de reflexão e ação. 

Wellington Rodrigues
Wellington Rodrigues é Professor de Língua Portuguesa(UMC) e especialista em Ética, Valores e Cidadania na Educação(USP)

Nenhum comentário: