domingo, 11 de novembro de 2012

Tema de Redação do SARESP - 2012

O SARESP é um importante sistema de avaliação externa que fornece elementos indicativos que auxiliam professores e gestores na tomada de decisões rumo a uma educação de qualidade.
No ano de 2012 o SARESP será aplicado nos dias 27 e 28 de novembro para alunos do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental de nove anos, bem como para o 3º ano do Ensino Médio.
Um dos grandes desafios para professores e, principalmente, para os alunos é o desenvolvimento da redação, cujo gênero varia de acordo com a série/ano. Para o 7º ano/6ª série o gênero textual é a  Narrativa de Aventura.
"Uma narrativa é um texto que apresenta acontecimentos numa sequência temporal, isto é, um após o outro. Apresenta também um jogo de causa e efeito, de onde sempre resulta uma transformação. As ocorrências que marcam as relações de causa e efeito vão se repetindo até momento do clímax ou desfecho. Esse é o momento máximo da narrativa, aquele esperado pelo leitor. Considerando uma narrativa de aventura, esse texto vai apresentar, certamente, um personagem heroico, acontecimentos mais marcantes, com resultados fantásticos, inéditos. Ex: A ilha do tesouro; As aventuras de Tom Sawyer; As viagens de Gulliver; Odisseia; Ilíada, e tantos outros."
Fonte: http://www.lpeu.com.br/a/O-que-%C3%A9-narrativa-de-aventuras.html

Tomando por base o gênero textual para o desenvolvimento da redação do 7º ano/6ª série segue abaixo alguns trailers de filmes de aventura que podem auxiliar o aluno no processo criativo. Assistam e usem a imaginação!

Piratas do Caribe




A Era do Gelo


RIO

As Aventuras de Tintim

Rango

Kung Fu Panda

Alice no País das Maravilhas

Shrek

Harry Potter

Homem-Aranha

Nenhum comentário: