Por Professor Marcelino Peres
Nos
últimos dias são frequentes as manchetes das páginas de entretenimento
informando os recordes de audiência da novela Avenida Brasil. O site do jornal “Diário
de São Paulo” do dia 24 de julho publicou “Avenida
Brasil bate recorde de audiência”:
“Foram
registrados 45 pontos no Ibope na Grande São Paulo com o início da vingança de
Nina contra Carminha.”
O IBOPE é uma multinacional brasileira que está entre as
maiores empresas que realizam pesquisa de mercado na América Latina. Portanto o
IBOPE é o órgão responsável por realizar estas medições.
Cada ponto de audiência corresponde a 1% dos domicílios que
estão com seu aparelho de televisão ligado. Portanto, se uma emissora atinge 45
pontos de audiência significa que 45% dos televisores daquela região estão
sintonizados naquele canal. Tendo em vista o número de domicílios com TV nas
cidades da Grande São Paulo, 1% corresponde a aproximadamente 60 000 domicílios
sintonizados em determinado canal. No caso de Avenida Brasil que registrou 45
pontos de audiência, significa que naquele momento haviam 45x60 000, ou seja, 2.700.000
domicílios assistindo a vingança de Rita.
Porém a dúvida não acaba aqui. Como é que o IBOPE sabe qual canal
estou assistindo?
Na verdade o IBOPE não verifica em todos os domicílios o
canal que está sendo assistido, ele trabalha com os conhecimentos de Estatística.
Estatística é um ramo da Matemática que estuda a coleta,
análise e apresentação de dados. De acordo com os conhecimentos matemáticos se
sabe que não é necessário a coleta de todos os elementos de um determinado
grupo para ter uma pesquisa verdadeira, bastando apenas que sejam realizadas
amostragens condizentes com o grupo maior, ou seja, para pesquisar os canais
assistidos pela população da Grande São Paulo, não é necessário que todos os
domicílios sejam consultados, desde que a pesquisa seja realizada em grupos
(chamados de amostragem) que representem toda essa população, inclusive quanto
aos níveis socioeconômicos.
Sabendo disso o IBOPE divide uma pequena parcela da população
em vários grupos de acordo com a classificação socioeconômica determinada pelo
IBGE, ou seja, se na Grande São Paulo 10% dos domicílios pertencem à classe “A”,
também 10% do total de domicílios a serem pesquisados deverão ser de pessoas da
classe “A”, se 25% da população da Grande São Paulo pertencer à classe “B”,
também 25% do total de domicílios a serem pesquisados deverão ser de pessoas
que pertencem à classe “B”, e assim sucessivamente. Desta forma, o IBOPE
pressupõe que as pessoas que encontram-se na mesma classe social, possuem os
mesmos hábitos, sendo desnecessária a pesquisa com a totalidade dos elementos
daquela classe.
Após a divisão o IBOPE se dirige até a residência de pessoas
pertencentes aos grupos e solicita a autorização dos moradores para que seja
instalado no televisor um aparelho, denominado peoplemeter, que registra instantaneamente o canal que está sendo
assistido e envia os dados à central através de sinais de rádio ou via
telefone, tendo assim os dados para a realização das pesquisas de audiência.
Porém esta pesquisa não é realizada somente na Grande São
Paulo. Em todo o Brasil o IBOPE desenvolve ações para revelar a preferência dos
telespectadores em relação aos canais de TV Aberta. No entanto, apenas na
Grande São Paulo os dados são obtidos instantaneamente em virtude da utilização
do aparelho peoplemeter. Nas demais
regiões, os dados de audiência são enviados apenas no dia seguinte ou, na pior
das hipóteses, são registrados manualmente pelo morador em um formulário
fornecido pelo IBOPE. Este último método, ainda é utilizado embora seja pouco
eficiente tendo em vista demora para registro dos dados.
Com certeza deve estar passando pela sua cabeça o porquê o
IBOPE realiza estas pesquisas. Com qual finalidade? Qual o objetivo de saber
que emissora tem a maior preferência do público? A quem esse dado interessa?
A TV Aberta no Brasil transmite, além de seus programas
diários, comerciais de divulgação de diversos produtos. É o pagamento desses
comerciais que movimenta as finanças das emissoras. Sendo assim, é necessário
que, tanto as emissoras, quanto os empresários, saibam qual emissora possui a
maior audiência, para que o produto seja melhor divulgado e também para que
sirva de base de cálculo para a venda daquele espaço de tempo para transmissão
do comercial. Sendo assim, uma emissora que atinge 45 pontos de audiência em
determinado horário pode vender um espaço de tempo para comercial, muito mais caro
do que uma emissora que atinge apenas 3 ou 4 pontos de audiência.
Gostou dessa curiosidade sobre a audiência dos canais de TV?
Então deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.
Fonte: www.ibope.com.br <acesso em 25 de julho de 2012>
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