quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curiosidade: Audiência da TV aberta no Brasil

Por Professor Marcelino Peres

Nos últimos dias são frequentes as manchetes das páginas de entretenimento informando os recordes de audiência da novela Avenida Brasil. O site do jornal “Diário de São Paulo” do dia 24 de julho publicou “Avenida Brasil bate recorde de audiência”:
“Foram registrados 45 pontos no Ibope na Grande São Paulo com o início da vingança de Nina contra Carminha.”
Mas afinal, o que significa marcar 45 pontos de audiência no IBOPE?
O IBOPE é uma multinacional brasileira que está entre as maiores empresas que realizam pesquisa de mercado na América Latina. Portanto o IBOPE é o órgão responsável por realizar estas medições.
Cada ponto de audiência corresponde a 1% dos domicílios que estão com seu aparelho de televisão ligado. Portanto, se uma emissora atinge 45 pontos de audiência significa que 45% dos televisores daquela região estão sintonizados naquele canal. Tendo em vista o número de domicílios com TV nas cidades da Grande São Paulo, 1% corresponde a aproximadamente 60 000 domicílios sintonizados em determinado canal. No caso de Avenida Brasil que registrou 45 pontos de audiência, significa que naquele momento haviam 45x60 000, ou seja, 2.700.000 domicílios assistindo a vingança de Rita.
Porém a dúvida não acaba aqui. Como é que o IBOPE sabe qual canal estou assistindo?

Na verdade o IBOPE não verifica em todos os domicílios o canal que está sendo assistido, ele trabalha com os conhecimentos de Estatística.
Estatística é um ramo da Matemática que estuda a coleta, análise e apresentação de dados. De acordo com os conhecimentos matemáticos se sabe que não é necessário a coleta de todos os elementos de um determinado grupo para ter uma pesquisa verdadeira, bastando apenas que sejam realizadas amostragens condizentes com o grupo maior, ou seja, para pesquisar os canais assistidos pela população da Grande São Paulo, não é necessário que todos os domicílios sejam consultados, desde que a pesquisa seja realizada em grupos (chamados de amostragem) que representem toda essa população, inclusive quanto aos níveis socioeconômicos.
Sabendo disso o IBOPE divide uma pequena parcela da população em vários grupos de acordo com a classificação socioeconômica determinada pelo IBGE, ou seja, se na Grande São Paulo 10% dos domicílios pertencem à classe “A”, também 10% do total de domicílios a serem pesquisados deverão ser de pessoas da classe “A”, se 25% da população da Grande São Paulo pertencer à classe “B”, também 25% do total de domicílios a serem pesquisados deverão ser de pessoas que pertencem à classe “B”, e assim sucessivamente. Desta forma, o IBOPE pressupõe que as pessoas que encontram-se na mesma classe social, possuem os mesmos hábitos, sendo desnecessária a pesquisa com a totalidade dos elementos daquela classe.
Após a divisão o IBOPE se dirige até a residência de pessoas pertencentes aos grupos e solicita a autorização dos moradores para que seja instalado no televisor um aparelho, denominado peoplemeter, que registra instantaneamente o canal que está sendo assistido e envia os dados à central através de sinais de rádio ou via telefone, tendo assim os dados para a realização das pesquisas de audiência.
Porém esta pesquisa não é realizada somente na Grande São Paulo. Em todo o Brasil o IBOPE desenvolve ações para revelar a preferência dos telespectadores em relação aos canais de TV Aberta. No entanto, apenas na Grande São Paulo os dados são obtidos instantaneamente em virtude da utilização do aparelho peoplemeter. Nas demais regiões, os dados de audiência são enviados apenas no dia seguinte ou, na pior das hipóteses, são registrados manualmente pelo morador em um formulário fornecido pelo IBOPE. Este último método, ainda é utilizado embora seja pouco eficiente tendo em vista demora para registro dos dados.
Com certeza deve estar passando pela sua cabeça o porquê o IBOPE realiza estas pesquisas. Com qual finalidade? Qual o objetivo de saber que emissora tem a maior preferência do público? A quem esse dado interessa?
A TV Aberta no Brasil transmite, além de seus programas diários, comerciais de divulgação de diversos produtos. É o pagamento desses comerciais que movimenta as finanças das emissoras. Sendo assim, é necessário que, tanto as emissoras, quanto os empresários, saibam qual emissora possui a maior audiência, para que o produto seja melhor divulgado e também para que sirva de base de cálculo para a venda daquele espaço de tempo para transmissão do comercial. Sendo assim, uma emissora que atinge 45 pontos de audiência em determinado horário pode vender um espaço de tempo para comercial, muito mais caro do que uma emissora que atinge apenas 3 ou 4 pontos de audiência.

Gostou dessa curiosidade sobre a audiência dos canais de TV? Então deixe seu comentário, ele é muito importante para nós.


Fonte: www.ibope.com.br <acesso em 25 de julho de 2012>

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