Clique sobre a imagem para ter acesso ao relatório completo da pesquisa |
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, o CGI.br, realiza anualmente um estudo sobre o acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), visando fornecer subsídios à respeito dos impactos causados pelas TIC's, principalmente a Internet, na sociedade atual. O estudo é realizado com amostras de escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares, abrandendo todas as regiões do território nacional.
É certo que o computador já está tão presente na vida de todos os cidadãos que é impossível imaginar como seria a sociedade sem esta ferramenta e sua inserção como material pedagógico tem obtido tantos resultados positivos que sua utilização se tornou um caminho sem volta. No entanto, não são em todas as escolas e redes de ensino em que o currículo faz menção à importância da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem.
O relatório do estudo realizado pelo CGI.br, denominado TIC Educação 2013, apresenta alguns dados importantes de serem analisados e trazidos para reflexão.
Segundo o CGI.br, 99% das escolas públicas localizadas em áreas urbanas do país possuem, em média 01 computador para cada 34 alunos, sendo, este número, considerado uma limitação para o uso pedagógico das TIC com os alunos. Deste percentual, apenas 6% possuem computadores em sala de aula.
Crédito da imagem: Revista Nova Escola |
Outro dado importante é que 5% das escolas públicas do país não possuem acesso à internet, no entanto a pesquisa não relata se as demais 95% das unidades possuem acesso destinado apenas ao uso administrativo ou também ao pedagógico. Cabe ressaltar ainda que a velocidade de conexão ainda é outro limitador, considerando que apenas 19% das escolas afirmaram possuir conexões com velocidades a partir de 3MBPS.
Quanto à formação dos professores, 52% deles afirmar terem realizado algum curso específico. Desse percentual, 78% disseram que investiram recursos próprios para obter tal qualificação. Neste aspecto, o estudo divulgou que apenas 35% das escolas ou das redes de ensino oferecem algum projeto ou programa de capacitação para o uso do computador e internet para fins pedagógicos.
Diante deste cenário, é evidente que o Brasil caminha à passos lentos quando o tema é educação, se comparado à outros países do mundo, dentre eles o Japão e países da Europa.
As redes de ensino precisam investir primeiramente em sua infraestrutura, moderninazando suas salas de aula e seus laboratórios, possibilitando o acesso à internet para fins, não apenas administrativos, mas também pedagógicos e fornecendo formação específica para seus professores, tendo em vista que não basta despejar as ferramentas se não orientar o trabalho.
Considerando os dados trazidos através da pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil e também a reflexão causada pela análise dos dados, deixo abaixo um formulário para ser preenchido pelos leitores deste blog. Esclareço que o formulário é anônimo e tem apenas o objetivo que coletar dados e relatos para uma próxima publicação deste blog. A identificação do pesquisado só será informada se assim o desejar.
Agradeço a participação dos colegas e peço que compartilhem esta publicação nas redes sociais para que a coleta de relatos seja ainda mais rica. Esclareço que todos poderão responder à pesquisa - professores, alunos, pais de alunos e comunidade em geral - desde que tenham, obviamente conhecimento da realidade de alguma unidade escolar.
RESPONDA AO FORMULÁRIO DE PESQUISA ABAIXO:
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