quarta-feira, 25 de julho de 2012

Curiosidade: Audiência da TV aberta no Brasil

Por Professor Marcelino Peres

Nos últimos dias são frequentes as manchetes das páginas de entretenimento informando os recordes de audiência da novela Avenida Brasil. O site do jornal “Diário de São Paulo” do dia 24 de julho publicou “Avenida Brasil bate recorde de audiência”:
“Foram registrados 45 pontos no Ibope na Grande São Paulo com o início da vingança de Nina contra Carminha.”
Mas afinal, o que significa marcar 45 pontos de audiência no IBOPE?
O IBOPE é uma multinacional brasileira que está entre as maiores empresas que realizam pesquisa de mercado na América Latina. Portanto o IBOPE é o órgão responsável por realizar estas medições.
Cada ponto de audiência corresponde a 1% dos domicílios que estão com seu aparelho de televisão ligado. Portanto, se uma emissora atinge 45 pontos de audiência significa que 45% dos televisores daquela região estão sintonizados naquele canal. Tendo em vista o número de domicílios com TV nas cidades da Grande São Paulo, 1% corresponde a aproximadamente 60 000 domicílios sintonizados em determinado canal. No caso de Avenida Brasil que registrou 45 pontos de audiência, significa que naquele momento haviam 45x60 000, ou seja, 2.700.000 domicílios assistindo a vingança de Rita.
Porém a dúvida não acaba aqui. Como é que o IBOPE sabe qual canal estou assistindo?

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Dia do Amigo

Copie o endereço desta postagem e envie aos seus amigos!!!
http://cliqueeducativo.blogspot.com/2012/07/dia-do-amigo.html

Solicitação de Documentos

A apresentação do documento é obrigatória para alimentação do cadastro na PRODESP.

DÚVIDAS???


Perdi meu cartão do CPF, o que fazer?
A segunda via do cartão do CPF pode ser emitido pela internet, através do site da RECEITA FEDERAL, onde o próprio cidadão pode imprimir o documento.


Não possuo CPF, como fazer para me cadastrar?
Dirija-se a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. Estes são os órgãos responsáveis pela emissão da primeira via do documento. Custo: R$ 5,70


O que é o CPF?
O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um documento que registra o cidadão em um banco de dados da Receita Federal do Brasil armazenando informações cadastrais dos contribuintes.


Para esclarecimentos de demais dúvidas acesse o site da Receita Federal do Brasil.